Como fazer resumo de texto

Fazer o resumo de um texto é uma tarefa delicada. Ao resumir, você deve se preocupar em manter a essência da mensagem do autor para que quando alguém ler possa realmente entender o conteúdo.

Você deve expor em poucas palavras o que o autor disse de uma forma mais longa, separando o que é secundário ou não é essencial para que a idéia seja entendida.
Comece lendo atentamente o texto para que o assunto seja bem assimilado. Depois leia novamente quantas vezes forem necessárias para que você assimile as idéias principais do texto, sempre anotando e/ou grifando o que for mais relevante. E lembre-se: o resumo não é uma crítica, você deve deixar claro o a idéia do autor sem expressar sua opnião sobre o texto.

Por último e o mais importante: após terminar o resumo, leia atentamente o que você escreveu para ter certeza de que o resumo está de acordo com o texto original.

Se ainda restar dúvida sobre como fazer um resumo de texto leia o post Resumos de Livros. No post indicado você irá encontrar vários resumos de livros e, se por acaso você conhecer a obra que foi resumida, será mais fácil para você aprender como fazer um resumo.

Se você não tiver lido o objeto do resumo ou não tiver o livro, consulte os posts Download de Livros Grátis, com muitos livros para dowload, e Download de Ebooks Grátis, com muitos ebooks para download também.

Para quem não quer ou não gosta de livros eletrônicos a solução pode estar no site Estante Virtual, um portal que reúne livreiros, sebos e usuários vendendo livros, tudo centralizado em um único lugar.

Após ler estas dicas será impossível você não fazer um resumo de texto.

Comentários

14 Comentários para “Como fazer resumo de texto”

  1. jefter on setembro 15th, 2009 09:46

    Na prosa o grande expoente é o Padre António Vieira, com os seus sermões, dos quais é notável o Sermão da Primeira Dominga da Quaresma, onde defendia os nativos da escravidão, comparando-os aos hebreus escravizados no Egito. No mesmo tom é o Sermão 14 do Rosário, condenando a escravidão dos africanos, comparado-a ao calvário de Cristo. Outras peças importantes de sua oratória são o Sermão de Santo António aos Peixes, o Sermão do Mandato, mas talvez a mais célebre seja o Sermão da sexagésima, de 1655. Nele não apenas defende os índios, mas também e, principalmente, ataca seus algozes, os dominicanos, por meio de hábil encadeamento de imagens evocativas [18] Seu estilo pode ser sentido neste fragmento:

  2. rafael on setembro 24th, 2009 00:13

    quero fazer um texto..qual é seus planos para o futuro apos a sua entrada na prada o que pretende fazer para colaborar com o bom desenvolvimento da empresa? se puder me ajudar muito obrigado

  3. ozelitha on janeiro 25th, 2010 22:23

    gostaria fazer texto e relatorio empresárial.sempre fico em duvia a potuação.e fica dificio de compreende me ajudo

  4. ozelitha on janeiro 25th, 2010 22:24

    gostaria entender ok

  5. jefferson on fevereiro 19th, 2010 17:44

    good
    very good
    Ass.:JEFFERSON
    Brasileiro

  6. ana lucia dos santos on março 7th, 2010 22:29

    dicas com exmplo de fazer um resumo as que li sao dez

  7. petra nascimento on março 11th, 2010 12:09

    tenho a maior duvida de fazer uma resenha.
    quebro a cabeça, como poderia fazer sem duvidas ?

  8. eu presiso de um site de resumo de texto pq eu não to com vontade de resumi manualmente alquem sabe me diser um site de resumo???? on março 24th, 2010 09:43

    esumi manualmente alquem sabe me diser um site de resumo????

  9. marilene oliveira rios on abril 14th, 2010 11:30

    Tenho muitas dúvidas para fazer um resumo, tento fazer não consigo destacar as partes mais importantes, fico nervosa com essa situação. Ajude-me por favor?

  10. Maria do Ceu on maio 6th, 2010 07:17

    peco uma ajuda para fazer resumo de um trabalho ou seja de um seminario da faculdade como fazer quais os passos a seguir ou que devo ter em conta?

  11. gorete on agosto 17th, 2010 16:58

    Preciso terminar um resumo mas , não estou conseguindo

  12. roberlane on março 10th, 2011 19:51

    ei voces mandan outro ex: OBRIGADA pela atencao

  13. marina on março 25th, 2011 13:20

    o amor passa por varios momentos ate na vida ele machuca mata beija mas o amor tem que ser serto a gente passa por muitas difilculdades

  14. carlos alberto rodrigues on novembro 24th, 2011 09:32

    alguém pode me enviar algum slide, sobre o Ministério Público em geral, ou seja todos. Obrigado

Tem algo a dizer?