Demissão por justa causa

O que é a demissão por justa causa? Qual a diferença entre demissão por justa causa e demissão sem justa causa?

A demissão por justa causa ocorre quando o empregado comete algum tipo de falta grave que dá direito ao empregador a dispensa do empregado sem o pagamento de direitos trabalhistas. O funcionário demitido nestas circunstâncias perde os direitos ao aviso prévio, FGTS e seguro desemprego, por exemplo. Vale ressaltar que a dispensa por justa causa de empregado com mais de um ano de serviço não dispensa a homologação no sindicato da categoria, bem como a realização de exame médico demissional.

Motivos para Demissão por Justa Causa

Vários são os motivos que podem ocasionar em justa causa. Indisciplina, faltas seguidas injustificadas, violência, entre outros, podem ser situações que levem a empresa a demitir o funcionário sem direitos.

A justa causa CLT prevê diversas hipóteses para rescisão do contrato de trabalho sem o pagamento das verbas rescisórias. Veja quais podem ser os principais motivos:

a) Roubo e/ou falsificação de documentos
b) Conduta libidinosa ou qualquer tipo de assédio moral ou físico a outros funcionários.
c) Negociações por conta própria sem a permissão do empregador, como vendas e negociação dentro do ambiente de trabalho (venda de artesanato, alimentos e outros, sem a permissão do chefe ou da empresa).
d) Em caso de o empregado ser condenado à prisão, mas somente em casos em que ele não possa recorrer da decisão.
e) Negligência no serviço, preguiça, falta de empenho, serviço mal executado.
f) Embriaguez durante o serviço: mesmo que o empregado não beba durante o trabalho, o fato de chegar ao serviço embriagado pode ter como consequência a demissão por justa causa.
g) Violação de segredos da empresa ou venda de informações para a concorrência.
h) Indisciplina ou abandono de função: após falta de 30 dias seguidos, pode-se caracterizar abandono de serviço.

Demissão por justa causa

Saiba o que pode acarretar a demissão por justa causa

A demissão por justa causa só pode ser feita quando for provado que o funcionário realmente agiu de má fé. O motivo pode ser roubo, abandono de emprego, negligência, negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador (como vender o produto fabricado ou comercializado pela empresa sem o patrão saber), prisão do empregado, embriaguez e até prática constante de jogos de azar.

A demissão por justa causa também deve ser aplicada imediatamente após o fato causador da demissão ocorrer, pois caso tenha se passado certo tempo, a falta perde a validade. Em caso de o trabalhador ser demitido injustamente há a possibilidade de mover uma ação contra o empregador a fim de ser indenizado pelo fato da dispensa infundada.

Demissão por Justa Causa Direitos do Trabalhador

Mas quais são os direitos do trabalhador em caso de demissão por justa causa? Como ele pode recorrer de tiver sido demitido injustamente?

Na demissão por justa causa o empregado perde todos os direitos de rescisão, como aviso-prévio, férias vencidas e proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário, FGTS, multa de 40% do FGTS e seguro-desemprego.

Caso o empregado demitido por justa causa tenha menos de um ano de registro em carteira, ele tem direito apenas ao salário família e ao saldo de salário mensal. Se tiver mais de um ano de serviço em carteira, tem direito a receber seu salário mensal, as férias proporcionais (inclusive as vencidas, se houver), e também o salário família.

Antes de o empregador efetuar a demissão por justa causa é necessário que ele verifique a existência do máximo de provas possíveis do delito ou do motivo que levou a essa demissão como, por exemplo, boletins de ocorrência, testemunhas, imagens de câmeras de segurança, gravações, etc.

O pagamento de rescisões será feito através do TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), onde devem estar detalhadas todas as verbas que foram pagas. O prazo de pagamento são de 10 dias após a notificação de demissão, e o atraso por parte do empregador pode resultar em multa no valor do salário do empregado.

Além de perder todos os direitos, a demissão por justa causa pode também atrapalhar o demitido no momento em que ele precisar arrumar um novo emprego. Por isso, evite má conduta no trabalho, respeite as regras e faça tudo como deve ser feito. Afinal, é o seu bom trabalho que permite que você ganhe um salário para sustentar a casa, não é mesmo?

Comentários

110 Comentários para “Demissão por justa causa”

  1. Marta Macedo dos Santos on dezembro 26th, 2009 20:27

    Boas noite.
    Gostaria de saber se corro o risco de levar uma demissão por justa causa, por ter recebido já uma advertência verbal por atrasos, uma escrita (mas não assinei) por falta sem ataestado médico, mas comuniquei a empresa no dia da falta por não está me sentindo bem; e uma advertência na forma de suspensão do dia por atraso de 13 minuntos...
    Até que ponto estas advertências levam uma justa causa?
    Eu tenho algum direito?
    Posso recorrer?

    Desde já agradeço.

  2. silva on janeiro 13th, 2010 13:31

    oi ja levei tres advertencia por motivos diferentes e tres suspensão uma por comer no setor (trabalho numa padaria) outra por faltar e outra por ficar parada,sentada alguns minutos isso pode levar a empresa a me demitir por justa causa...obrigado

  3. Danilo Campos on janeiro 29th, 2010 11:50

    boa tarde
    bom eu trabalho em uma empresa a 1 ano e 3 meses
    e minha carteira esta assinada como Gerente de produçao
    mas faço servisos de montagens na rua servisos gerais
    e fiz um serviso para um tio meu na msm area q trabalho na empresa(comunicação visual)
    pedi q fizessem um acordo pra me mandarem embora mas nao querem
    e eles estao querendo me dar justa causa
    isso é possivel ???

  4. Zélia de Paiva Cunha da Silva on janeiro 29th, 2010 16:18

    Boa Tarde!!!

    Me ajudem, a esclarecer!!!

    Fui contratada pela Prefeituar Municipal de Barra Mansa RJ, por um período de 16/04/93 à 31/12/93 como Auxiliar Administrativo e prestava serviço a Secretaria Municiapl de Saúde, como Recepcionista. E estando para vencer o contrato procurei a coordenadora e diise a respeito, ela me disse que o contrato seria renovado automaticamente que era para confirmar com apontador e disse a mesma coisa. Bom continuei a trabalhar, em 98 surgiu o concurso o qual foi passado que tds que eram contratados deveria fazer e passar se nãos eria demitidos. Fiz para a função de Recepcionista e fui classificada em 37º lugar. E logo começou a convocação e foram chamados até 32º. Em 03/07/98 veio um cidadão que aparecia de vez enquando e se apresentou como chefe, mandou me chamar na cozinha porque nesse dia me pediram para fazer o almoço, estando pronto me chamaram nasala da Coordenadora efui informada pelo suposto chefe que eu estava sendo demitida POR JUSTA CAUSA, porque o contrato não tinha validade,senti que fui enterrada viva naquele momento. Marcaram o dia do acerto, chegando a Prefeitura quando me chamaram com a Recisão pronta Eu não acreditei, MOTIVO DA DISPENSA JUSTA CAUSA, NÃO RECEBI NEM UM CENTAVO, SOMENTE OS TRES DIAS DO MES!
    Sai dali procurei MT que ficava no Pátio da Prefeitura e fui informada que não podiam fazer nada por mim.
    Procurei depois um advogado ele me disse que não pegaria causa de òrgão publico porque é causa para 40anos.

    Desisti, pensando vou deixar pra lá, quem sabe me chamam.

    Em 04/2002 fui contratada pela Prefeitura Novamente como Auxiliar Administrativo e prestando serviço a Secretaria Municipal de Saúde como Recepcionista, meu contrato foi até 04/2004.
    Nesse periodo tinha uma vizinha que foi fazer estágio FUNDAMP, é um posto de saude para Funcionários e comntei o que havia acontecido e ela foi até minhacasa e pediu para ver o jornal dos classificados, quando viu os colocados após mim ela enumero-os e disse eles estão trabalhando efetivados.
    Efui em busca ADM e me informaram que estavam e que eram concursados de outro concurso, não me conformei se eram concursados porque fizeram novamente? Para mim eram como eu Contratados.

    Em 2006 voltei a estudar e fui fazer estágio na SMS, e lá comntei com advogado da PM e me pediu cópia do jornal e verificou que realmente estavam trabalhando os candidatos que passaram no mesmo concurso em 1998.

    Saiu concurso para Prefeitura de Barra Mansa e eu estav alendo o edital diz que quem foi demitido por justa causa não pode prestar concurso?
    Então eu não posso fazer o concurso PMBM
    Me sinto muito mal com essa história de Demissaõ por JUSTA CAUSA?
    Me ajudem por favor, a tirar essa sensação horrível de dentro de mim!

    Att,
    Zélia De Paiva.

  5. Zélia de Paiva Cunha da Silva on janeiro 30th, 2010 20:44

    Boa Tarde!!!

    Me ajudem, a esclarecer!!!

    Fui contratada pela Prefeituar Municipal de Barra Mansa RJ, por um período de 16/04/93 à 31/12/93 como Auxiliar Administrativo e prestava serviço a Secretaria Municiapl de Saúde, como Recepcionista. E estando para vencer o contrato procurei a coordenadora e diise a respeito, ela me disse que o contrato seria renovado automaticamente que era para confirmar com apontador e disse a mesma coisa. Bom continuei a trabalhar, em 98 surgiu o concurso o qual foi passado que tds que eram contratados deveria fazer e passar se nãos eria demitidos. Fiz para a função de Recepcionista e fui classificada em 37º lugar. E logo começou a convocação e foram chamados até 32º. Em 03/07/98 veio um cidadão que aparecia de vez enquando e se apresentou como chefe, mandou me chamar na cozinha porque nesse dia me pediram para fazer o almoço, estando pronto me chamaram nasala da Coordenadora efui informada pelo suposto chefe que eu estava sendo demitida POR JUSTA CAUSA, porque o contrato não tinha validade,senti que fui enterrada viva naquele momento. Marcaram o dia do acerto, chegando a Prefeitura quando me chamaram com a Recisão pronta Eu não acreditei, MOTIVO DA DISPENSA JUSTA CAUSA, NÃO RECEBI NEM UM CENTAVO, SOMENTE OS TRES DIAS DO MES!
    Sai dali procurei MT que ficava no Pátio da Prefeitura e fui informada que não podiam fazer nada por mim.
    Procurei depois um advogado ele me disse que não pegaria causa de òrgão publico porque é causa para 40anos.

    Desisti, pensando vou deixar pra lá, quem sabe me chamam.

    Em 04/2002 fui contratada pela Prefeitura Novamente como Auxiliar Administrativo e prestando serviço a Secretaria Municipal de Saúde como Recepcionista, meu contrato foi até 04/2004.
    Nesse periodo tinha uma vizinha que foi fazer estágio FUNDAMP, é um posto de saude para Funcionários e comntei o que havia acontecido e ela foi até minhacasa e pediu para ver o jornal dos classificados, quando viu os colocados após mim ela enumero-os e disse eles estão trabalhando efetivados.
    Efui em busca ADM e me informaram que estavam e que eram concursados de outro concurso, não me conformei se eram concursados porque fizeram novamente? Para mim eram como eu Contratados.

    Em 2006 voltei a estudar e fui fazer estágio na SMS, e lá comntei com advogado da PM e me pediu cópia do jornal e verificou que realmente estavam trabalhando os candidatos que passaram no mesmo concurso em 1998.

    Saiu concurso para Prefeitura de Barra Mansa e eu estav alendo o edital diz que quem foi demitido por justa causa não pode prestar concurso?
    Então eu não posso fazer o concurso PMBM
    Me sinto muito mal com essa história de Demissaõ por JUSTA CAUSA?
    Me ajudem por favor, a tirar essa sensação horrível de dentro de mim!

    Att,
    Zélia De Paiva.

  6. Fernando Henrique da Silva on fevereiro 11th, 2010 18:10

    Em 2007 fui demitido de uma empresa privada por justa causa, eu fiquei doente e precisei faltar dois dias e entreguei um atestado médico, depois de sete dias do atestado ter ficado na empresa, eles me chamaram e disseram que o atestado tinha sido adulterado, fiquei surpreso e mesmo jurando inocência eles me coagiram a assinar, não assinei e sai da empresa apavorado e desde então não apareci mais na empresa nem pra receber os dias trabalhados.Me senti ameaçado, era uma empresa de segurança.Desde então comecei a estudar para concursos públicos e já fui aprovados em alguns, gostaria de saber se essa penalidade vai me prejudicar perpetuamente quanto a minha vida profissional, visto que na Constituição está escrito que ninguém poderá ser punido perpetuamente.

    Então peço que me ajudem por favor, eu ainda posso continuar estudando e prestar concurso público ou a minha vida profissional está acabada para sempre.
    Att.
    Fernando Henrique da Silva

  7. Eder luis da trindade on fevereiro 16th, 2010 18:28

    ola gostaria de saber se levantado meu tom de voz com meu patrão,sem lhe ofender e sem faltar com respeito se eu posso ser demitido por justa causa?ele me deu uma advertencia por 3 dias mas eu nao assinei?mas ele disse que se eu naõ assinasse ele teria dois colegas meus de testemunha?muito obrigado desde ja!!!

  8. Thiago Martins on fevereiro 26th, 2010 16:24

    Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida

    Estava eu de aviso prévio pela empresa, trabalhei nela durante 4 anos, sendo 3 anos com registro. Cumpri uma parte do meu aviso prévio, e para a minha supresa, no meio do aviso prévio me mandaram embora por justa causa, só que indo até o contator, fizeram eu assinar o caderno de registro, me recusei de assinar a demissão por justa causa, eles se recusam em me dar a notificação da justa causa, afirmam que não existe notificação pra quando é por justa causa, omitem a me informar da homologação, data, hora e local. O que devo fazer?

  9. Henrique on fevereiro 27th, 2010 04:34

    Trabalho em uma empresa há um ano e meio e pedi que me demitissem, pois passei num concurso público. Estou desanimado e desmotivado, já faltei e já cheguei atrasado algumas vezes, mas nunca recebi uma advertência (oral nem escrita). Confesso tbm que não estou desempenhando as minhas funções como deveria. Posso ser demitido por Justa causa? O que poderia justificar uma demissão deste tipo?? faltas e atrazos??? acumulo de advertencias??? E se eu me recusar a assinar uma eventual advertencia?? Obrigado

  10. Junior célio Gonsalvel on fevereiro 28th, 2010 08:17

    trabalhei em um empresa multinacional e fui demitido por justa causa.Gostaria de saber se tenho ainda algo a receber e se em minha carteira de trabalho vira alguma restrição informando se fui demitido com justa causa(sujando a carteira).E tambem gostaria de saber se possso prestar concurso público?

  11. Nicaela Oliveira on março 1st, 2010 11:14

    Bom dia!
    eu acabei de descultir com meu empregador, motivo: alteraram meu horario, eu fazia direta de 8:00 as 14:00 agora eles alteraram para 7:00 as 11:00 e de 13:00 as 17:00 , na discursao ele gritou comigo me mandando sair da sala, eu assustada rasquei a folha com meu horario, disse q iria pedir pra 2 colegas de serviço assinas a advertencia, eu ja assinei uma por 3 faltas.........ele vai me despedir por justa causa?

  12. Eva Cabral on março 13th, 2010 10:09

    Boa tarde ,eu fui mandada embora por justa causa segundo o artigo da clt 482 linea E .eu fui antreguar um atestado na minha empresa de 5 dias porém a mesma disse que só iria abonar 3 dias e os outros 2 eu teria que passar com o médico do trabalho foi marcada pra mim uma consulta dentro do periodo de afastamento e como o médico me pediu repouso eu não fui.
    passados os dias de atestado me dirigi ao setor responssavel e informei o ocorrido o mesmo me disse que eu perdi esses dois dia porque não avia como remarcar. com base nisso fiquei com dois dias injustificados,nesse periodo eu sofri um assédio moral e abrir um processo contra a minha empresa acho que esse foi o estopin para a justa causa,o pior que eu fiquei tão surpresa que eu acabei assinando já que elas alegaram que eu poderia ficar sem receber os meus dias trabalhados.o quê devo fazer?

  13. Thalles Robert Borges de Morais on março 13th, 2010 13:21

    Quero saber de seguro desemprego, os ruims de serviço sao mandados em bora e recebem parcelas do seguro, e a gente termina o contrato ate o final e nao pegaa nenhuma parcela, q tipo de lei essa q beneficia os desenteressados e os q trabalham pra empresa com empenho saem lezados!

  14. elisangela on março 23rd, 2010 17:33

    oi trabalahei 1 ano e 3 e fui demitida por justa causa ams ja estou trabalhando registrado novamente quanto tempo tenho que trabalha nessa empresa ser mandada embora pra dai eu poder retirar meu fgts

  15. edmilson da silva valerio on abril 21st, 2010 22:52

    eu ja tenho 3 a devertencia o meu patrao mandou continua no trab vou vou fazer 9 anos na empresa ele falou que na proxima nao tenhe jeito ele manda empora

  16. gabrielle on abril 26th, 2010 06:27

    OLA,
    GOSTARIA DE SABER QUANTOS DIAS DEPOIS DA FALTA AO DIA DE TRABALHO POSSO DAR ADVERTENCIA.E SE POSSO DAR UMA ADVERTENCIA GRAVE POR 4 FALTAS NUM PERIODO DE 15 DIAS E 2 ATRASOS.

    GABRIELLE

  17. Simone Candido on abril 26th, 2010 20:22

    Estou ha 3 anos e meio na empresa, nunca faltei ,mas agora tenho interesse em sair pra estudar curso superior, onde o curso é no horario do serviço, mas não quero pedir a conta, o gerente sabe que vou faltar aos sabados para ir na facul, ele pode me mandar embora por justa causa ??Se ele estiver aplicando advertencia eu tenho que ser avisada ou ele pode juntar 3 sem eu saber e me mandar embora por justa causa . Como procedo ?

  18. Rosa Alves on abril 29th, 2010 16:49

    Oi, sou funcionária pública municipal de aracaju-se, e tive 17 faltas não justificadas, por sistema de plantão, em fevereiro, e desde então, bloquearam meu salário, estou demitida? E os meses seguintes que venho trabalhando normalmente, eles não tem que me pagar? Estou com medo de ir até a administração... Tenho uma filha de um ano e estou passando por diversos problemas sérios, inclusive de ordem pisicológica! Por favor me responda!

  19. tiago on maio 1st, 2010 16:27

    Eu sou um funcionario que numca falto ,não chego atrasado e faço meus procedimento que fui enstruido para fazer.
    Mais o direto e meu chefe me ameaçarão a me manda embora por justa causa por eu no querer fica lacrando sacolas de clientes.
    Eu sou Argente de fiscalização minha atenção é para nimguem rouba sai sem pagar minha atenção é na entrada da loja e não ficar lacrando sacolas se alguém passa com algum produto, ou um aparelhos eles vem me questionar.
    eu não querer lacrar sacolas por que meu contrato não esta isso eles pode me manda embora por justa causa.

    me mande via meu email por favor tiagoalberto2006@hotmail.com

  20. sid dias on maio 9th, 2010 16:51

    eu gostaria de saber se o empregador pode mandar um funcionario por justa causa, pelo fato dele ter tomado uma coca cola no horario de serviço.Ele ameassou dar justa causa ou o funcionario pedir conta, gostaria de saber se pode se entrar com um processo por assédio moral contra ele.Me manda por favor a resposta para o meu emai..

  21. Debora on maio 10th, 2010 09:46

    bom dia , quero saber se posso abrir um processo, contra minha impresa ainda trabalhando na mesma!!!
    trabalhei um ano e meio em funçao mais nao ganhava como deveria ganhar diante deesse fato quero saber se posso colocar minha empresa no pau????????

  22. iris on maio 12th, 2010 10:15

    olá ,me chamo Iris ...
    Gostaria de saber se posso ser demitida por justa causa !
    assinei uma adivertencia por atraso,coisa que ñ costuma acontecer, sempre cumpri meus horarios e serviços.E assinei uma suspenção porque faltei e ñ apresentei atestado médico,mas avisei o motivo pelo qual faltei ...
    Esclarecendo que minha filha de apenas 4 meses estava com febre e ñ pude ir trabalhar , isso pode dar justa causa? por favor espero uma resposta !
    Agradeço des de ja!!!

  23. Edvaldo on maio 15th, 2010 12:03

    faz 5 anos que estou numa empresa, falaram que iria me subir de cargo e me dar aumento. mais isto nunca aconteceu, so me matei de trabalhar e me dediquei muito e estou ate com dor nas costas por isto. ja pedi para fazer acordo e me manda embora e eles não aceita. estou faltado e vou 1 vez por semana neste trabalho. ja assinei uma advertencia por falta. eu queria saber se eles pode me mandar embora por justa causa se eu assinar advertencia e ficar faltado, mesmo sabendo que eu vou uma vez por semana. agradeço deste ja. abraços....

  24. eliel fonseca da silva on maio 22nd, 2010 16:02

    trabalhei durante um ano e tres meses,como op de loja na carteira. mas trabalhava como balconista e confeiteira; fui mandada embora por justa causa, por não fazer faxina na loja pq não era meu cargo. já que assim eles deram férias para a faxineira e não colocaram outra no lugar. como posso recorrer?

  25. bruna on maio 27th, 2010 17:43

    ola gostaria de saber se posso processar a minha empresa.

    eu gravida de 27 semanas, trabalhava na recepção depois que souberam que estava gestante começaram a mudar a minha função, tenho um desvio de coluna pois sinto muito dor nas costas a empresa esta ciente do meu problema mesmo assim me colocaram para mexer com arquivos pegar e guardar.

    gostaria de saber se a empresa pode fazer isso com uma gestante que foi contartada para trabalhar na recepção, e tem um problema de coluna?
    att.

    bruna

  26. carla maria pinto on agosto 27th, 2010 22:50

    Levei uma advetencia por trazer apenas atestado de horas.Depois de uma semana minha filha pegou varicela ou seja catapora,a creche não aceitou por ela esta atestada.O medico não me deu atestado,mais escreveu que ela precisa de cuidados maternos e atestado sde comparecimento.Liguei na empresa e eles me dizeram que alem de descontar os dias ,ainda vai me da outra advertencia.Eestou com miuto medo de eles quiserem me da justa causa,eles podem fezer isto?Me ajudam,me da um conselho tenho quase 7 anos de empresa.

  27. Renilda on novembro 16th, 2010 16:13

    TRABALHEI EM UMA CASA DE PROSTITUIÇÃO , FUI DEMITIDA POR JUSTA CAUSA . O MOTIVO FAZIA ESQUEMA NO VALOR DO PROGRAMA . SÓ QUE NÃO SOU REGISTRADA COMO TUDO LÁ É INLEGAL . O QUE DEVO FAZER?

  28. cristina on novembro 22nd, 2010 10:46

    sou contratada pelo hospital do servidor publico estadual ,concursada porem contratada por clt,,muitos lá tem horario especial de trabalho,mas não me concederam ,tenho outro vinculo empregaticio que me impede de chegar ao hospital no horario, fazendo com que os atrasos sejam constantes, podem me mandar embora por justa causa?

  29. adriano ando on novembro 24th, 2010 14:22

    fui demitido na justa causa por descutir com o rapaz do almoxarifado.pq ele nao quis dar baixa em um epi(oculos de proteçao)e na raiva peguei o oculos da bancada e consequentemente o levou a cair no chão e falou para o chefe k eu joguei o oculos de proposito para que o oculos tivesse em mau uso..assim ele podendo dar a baixa.pq o oculos estava novo e eles nao dao baixa em oculos e bom estado de uso.e fui mandado embora depois de 3 dias.na justa causa..tenho testemunha que nao foi proposital o ato..mas a empresa se negou em me ouvir..posso recorrer a justiça do trabalho?

  30. Marcelo on dezembro 4th, 2010 21:40

    Boa noite.

    Gostaria de saber se há algum tempo específico entre a falta e a demissão. Digo isto porque no texto está escrito:

    [A demissão por justa causa também deve ser aplicada imediatamente ao fato ocorrido pois caso tenha se passado certo tempo a falta perde a validade.]

    Um familiar meu foi demitido ontem (3/12) com base em duas faltas não justificadas (uma em agosto e outra no dia 20 de outubro), isto depois de 16 anos de serviços prestados sem outras faltas. Estas que ocorreram foram realmente uma coincidência infeliz terem ocorrido em tão pouco espaço de tempo.

    Obrigado.

  31. priscila on dezembro 14th, 2010 18:57

    ola... trabalho em uma padaria pedi q fizessem um acordo para me demitirem e iria cumprir aviso previo mas apos uma discursao com a minha patroa comuniquei q nao iria mais trabalhar ou seja nao cumpri integralmente o aviso previo posso ser demitida por justa causa

  32. Maria José on dezembro 16th, 2010 22:37

    Boas noite.
    Gostaria de saber se corro o risco de levar uma demissão por justa causa, por ter recebido já uma advertência verbal por atrasos, uma escrita (mas não assinei) por falta sem ataestado médico, mas comuniquei a empresa no dia da falta por não está me sentindo bem; e uma advertência na forma de suspensão do dia por atraso de 13 minuntos…
    Até que ponto estas advertências levam uma justa causa?
    Eu tenho algum direito?

    Desde já agradeço.

  33. juliana on dezembro 28th, 2010 17:47

    fui demitida por justa causa , e minha duvida e qdo que eu vou poder sacar meu fundo de garantia.. o brigado

  34. conce on janeiro 4th, 2011 20:43

    TRabalho a tres anos em uma loja de matériais de construção,agora meu chefe quer me mandar para obra ,mas não quero ir,prefiro sair.Será demição por justa causa ou sem justa causa??????será que ele entenderá que estou pedindo demição ou ele me dará demição.

  35. Mila on janeiro 13th, 2011 19:34

    Boa noite!
    Gostaria de saber qual o tempo de validade de uma advertência, se depois de três advertência e uma suspensão por qualquer motivo causa a demissão por justa causa, e se aplica-se advertência num feriado pq é final de semana?
    Por favor me respondam!!

  36. Mariangela carvalho on janeiro 18th, 2011 11:17

    Gostaria de saber se posso retirar meu fgts depois d etrês anos, mesmo estando concursada. Passei em um concurso publico em 2008, então pedi demisssão do emprego, para poder assumir meu cargo. no final deste ano faz 3 anos ja. Poderei retirar meu fgts?Um abraço

  37. dynha on janeiro 25th, 2011 14:00

    Boa tarde
    Eu fui contratada em uma empresa de onibos para ser atendente de agencia,e estou gravida de dois meses e não pude recusar o emprego porque eu preciso muito,eu gostaria de saber se eles podem me mandar em bora quando eles descobrirem que eu já entrei no emprego gravida?e quais são meus direitos de gravida?preciso muito dessa resposta o quanto antes!obrigada

  38. Silvia Maria Gouveia on janeiro 31st, 2011 14:01

    Olá, boa tarde.
    Meu nome é Silvia, tenho uma empresa e gostaria de saber: uma funcionária com 21 dias de trabalho não quiz assinar o regulamento interno da empresa e isso pra mim foi uma falta grave contando que o regulamento só consta a conduta que eles devem ter perante nossa empresa ex: não faltar sem justificativas por motivos pessoais sem atestados ter um bom relacionamento com os outros funcionários, não chegar atrasado entre outras coisas... entao, ela alem de não assinar foi embora deixando um dia de muito trabalho nas costas de outros funcionários. Além disso ela chamada ao escritorio não quiz assinar o aviso prévio dizendo que ela que foi mandada embora. Gostaria de saber se esta certo se é justo eu pagar mais um salario além do trabalhado? Por favor me ajudem e me respondam por e-mail se possivel... obrigada

  39. cássia on fevereiro 1st, 2011 17:42

    boa tarde meu nome é cassia e trabalho em uma empresa a 11 meses me sinto perceguida por uma das gerentes ela inventa mentiras com meu nome,grita comigo,diz q sou obrigada a fazer o q ela quer na hora em q ela quer,me deu duas advertencias pq faltei mas na verdade eu estava de folga e ela suspendeu as minhas folgas faltando dois dias para eu voltar como me recusei me advertiu,disse q serei descontada pelos dias q não compareci,me recusei a assinar as advertencias e ela disse q na próxima vai me demitir por justa causa.ela pode fazer isso, ela pode me descontar?

  40. marcia on fevereiro 2nd, 2011 17:16

    oi meu nome é Márcia trabalho a dois anos e meio em uma empresa a maioria das vezes ou quase sempre chego atrasada gostaria de saber se da conta por justa causa.por favor me responda!!! abraços

  41. Luciana on fevereiro 3rd, 2011 13:11

    Boa tarde,
    Por favor me ajudem..!!
    Trabalho a 6 meses em uma empresa, fiquei quase dois meses afastada por motivo de saude e a empresa tentou me dispensar por justa causa, mais nao pode por pela proteçao da lei. Voltei a trabalhar por quase um mês, e hoje, uma funcionaria ( que por acaso é prima do chefe do departamento financeiro ) discutiu comigo e me ameaçou de agressao, eu nao a ofendi com palavroes como ela fez comigo, mais cheguei a me alterar um pouco, e a empresa aproveitou o incidente e me dispensou por justa causa e ela continuou trabalhando la....
    Eu posso recorrer??

  42. enio on fevereiro 3rd, 2011 18:42

    Eu pego vale transporte, vou ao trabalho de carro uma vez por semana, gostaria de saber se posso ser demitido por justa causa???
    Eu sou obrigado a ir todos os dias utilizando o vale transporte??
    Carona eu posso pegar???

  43. Raquel on fevereiro 15th, 2011 14:21

    Estou ha 2 anos e meio na empresa, nunca faltei ,mas agora tenho interesse em sair para concluir o meu curso superior, e aos sábados esse curso conscide com o horário do serviço, mas não quero pedir a conta, o supervisora sabe que vou faltar aos sabados para ir na facul, ele pode me mandar embora por justa causa ? Como procedo ?

  44. marilande on fevereiro 25th, 2011 13:02

    sair do trabalho por justa causa
    eu queria saber se posso trabalahr novamente de carteira assinda

  45. Ana on fevereiro 25th, 2011 17:39

    vereiro de 2011 às 17:32
    Bom dia,
    Sou enfermeira, tenho 30 anos e acabo de descobrir que estou grávida. Gostaria muito de uma orientação para a situacao que me encontro. Desde Novembro do ano passado participei de uma seleçao para uma empresa, Hospital, e fui aprovada em Janeiro deste ano. Desde janeiro que levei toda documentação pra empresa, meus dados e carteira de trabalho. Ainda nao me devolveram minha carteira de trabalho. Esta semana comecei de fato a trabalhar na empresa e na mesma semana descobri que estou gravida de 8 semanas (pouco menos que 2 mese). Estou muito aflita pois nao sei como proceder agora. Nao assinei nenhum contrato de experiencia, apenas levei meus documentos e carteira do trabalho que ainda nao me devolveram. Estou super aflita com medo que as colegas de trabalho acabem descobrindo que estou gravida e tambem fico preocupada com a empresa, com medo de me demitirem ou de acharem que agi de má fé com eles ou coisa parecida. Estou muito anciosa e querendo saber o que pode me acontecer, o que devo fazer, como devo proceder e se devo contar logo ao RH da empresa que estou gestante. Há algum risco de me demitirem? Por favor me ajudem pelo amor de Deus, estou muito aflita com a situacao! Desde ja muito obrigada e aguardo uma resposta!

  46. suiany on março 3rd, 2011 09:25

    fui em uma consulta e equeci de pegar o atestado para o meio periodo de trabalho, posse se demitida pro justa causa

  47. Leandro on março 7th, 2011 20:26

    trabalho em uma empreza de frangos pedi demisao mas o empregador se recusou a me demitir tambem tentei acordo fazer acordo e se recuzarao tambem optei por entrar no aviario sem tomar banho e me derao uma suspensao de tres dias mas me recusei a assinar suspensao outras pessoas podem assinar este documento isto e legal quais s
    meus direitos

  48. natalia on março 11th, 2011 21:33

    fu mandada embora por justa causa por não querer mas ficar com a chave da loja e nem ficar no caixa sou sub gerente,queria saber o que fasso se isso pode ser motivo pra tal obrigada.

  49. patricia on março 15th, 2011 16:49

    bem, acabei de assinar uma advertencia escrita, pois usei o carro da empresa sem consentimento e não avisei, ficaram sabendo somente porque chegou uma multa nesta data, mostrei meu arrependimento e como no dia estava muita chuva e não tinha como eu ir embora para casa a não ser com o carro da empresa. chorei, e assinei. Meu patrão me disse que iria conversar amanhã com os outros dois sócios a respeito e tomariam outras providencias. não fiquei com nenhuma cópia e quero saber se podem me mandar embora por justa causa por este motivo?por favor, responda-me com pressa, pois temo o que vai acontecer amanhã quando chegar aqui.

  50. Elaine on março 17th, 2011 09:59

    Estão com perseguição comigo.. tudo é motivo pra advertência.. todos da mesma loja fazem a mesma coisa mas ninguém leva advertência.. Já levei 3..
    1º por passar pelo cliente e não atender, sendo que tem 3 vendedores na mesma loja e todos estavam desocupados.
    2º por estar com um jogo via internet aberto na mesma mesa em que eu estava atendendo,
    3º cheguei atrasada 26 minutos pois o ônibus quebrou .. não tenho culpa , ainda liguei pra avisar.. mas quando cheguei na loja mandaram eu voltar pra casa, mas falei que ficava depois da hora pq não tinha culpa de o ônibus ter quebrado. mesmo assim me deram advertencia.

    eu rubriquei as advertências, não assinei .. faz alguma diferença?
    o que pode acontecer cmg? estou muito preocupada...
    estou me sentindo perseguida dentro da empresa.
    o que faço????????????

  51. adriana lins on março 28th, 2011 01:08

    oi , eu trabalho numa fabrica de costura a dois anos , nesse mes tive um problema na minha mão chamado tendinite devido ao esforço repetitivo , então nao tive como pagar uma consulta particular e sendo assim só consegui marcar uma consulta com o ortopedista do sus pra 20 dias depois , desde então faltei no trabalho algumas vezes sem atestado pois não conseguia nem mexer a mao e levei uma adivertencia e duas suspensão pelo motivo de falta sem justificativa , voltei no trabalho na sexta feira passada depois de dois dias em casa cumprindo a suspensão , gostaria de saber se eu posso ganhar a justa causa dias depois de ter asinado a terceira suspensão ou se tem q ser logo de imediato ? e tambem gostaria de saber se posso recorrer a uma justa causa nesse caso ?

  52. sampaio on março 30th, 2011 01:38

    se eu faltar 28 dias e trabalhar 2 dias no mes, serei demitido por justa causa, mesmo sem atestado medico???

  53. deywison barros on abril 2nd, 2011 16:30

    ola meu nome é deivid segunda feira eu e minha namorada q trabalhamos juntos antes do expediente de trabalho nos aposentos da lojas nos desentendemos e acabamos nos empurrando levei uma suspensao de 3 dias e quando voltei de suspensao sexta feira fui mandado embora por justa causa.
    gostaria de saber uq eu poderia fazer em realaçao se teria como por exemplo entrar com um processo para conseguir meus direitos ou algo parecido ?

  54. Claudiana on abril 11th, 2011 10:50

    Bom dia!! Gostaria de saber, apos falta no trabalho, quanto tempo a empresa tem pra da advertência!! obg

  55. Lidiane A. Maciel on abril 15th, 2011 12:51

    Eu trabalho em uma empresa que terceriza mão de obra para orgão publico, eu usei meu vale transporte para trabalhar e para sair coisas pessoais, pois não tinha recebido meu salario que deveria sair até o 5º dia util e ja era dia 14/04/2011 sem falar que o meu FGTS até a presete data não foi pago e ja faz 6 meses que estou nessa empresa. Quando chegou no dia 15 eu não tinha como trabalhar ai fui até empresa p/ que eles me pagasem. Ai eles fizeram uma declaração p/ que eu assinase falando que usei o VT p/ outras coisas.( Pois issso da justa causa) Me recusei a assinar eu corro risco de ser mandada embora por justa causa, sendoq ue usei o VT p/ coisas pessoais pois não tinha recebido....

  56. Brunna on abril 18th, 2011 09:51

    Tenho funcionários que já foram notificados pois não querem usar os EPI's. Gostaria de saber se a demissão por justa causa se encaixa neste caso e como devo prosseguir. Obrigada

  57. jose on abril 19th, 2011 14:12

    sou concursado como vigia em uma prefeitura,
    se eu faltar durante a semana e comparecer so
    nas noites de sabado para trabalhar, posso ser demitido?
    meu chefe pode nao deixar eu trabalhar e de der tbm falta
    no sabado? nao vou apresentar atestado, pois
    estou em outro emprego durante a semana e pelo
    que sei nao posso dar atestado numa e trabalhar
    em outra, nê? muito obrigado.

  58. Priscila Lucia on abril 20th, 2011 09:09

    Bom Dia!
    Gostaria de tirar minhas duvidas pra eu não fazer besteira..espero q vcs me ajudem..
    Trabalhei em uma empressa de atendente de SAC Recepitivo,fiquei na empressa 7 meses...
    trabalhava das 17:00 as 23:20
    Quando tinha 5 meses de empressa pedi pra trocar de horario,um horario na parte da manhã porque tenho um filho de 2 anos e estamos passando por problemas particulares,cheguei no Gestor e expliquei ele me falou que eu teria que ir um mês pra depois ele me trocar de horario,(não assinei nada)..expliquei pra ele que iria tentar porque não tinha ninguem pra ficar com meu filho nesse horario..não consegui ir durante esses 30 dias, fui pedir minhas contas porque afinal o problema era meu!
    cheguei na empressa conversei e a minha surpevisora falou q ele queria falar comigo..o Gestor informou que se eu fosse uma semana ele iria me mudar de horario..informei que não daria porque não teria nunguem pra ficar com meu filho..sendo que ele trocava todo mundo de horario por besteira q nem trocou a menina de horario porque ela se separou;
    me falava que eu era boa atende me deram em dezembro um certificado de bom atendimento...conversei ele falou q era pra mim tentar vim os 7 dias..
    fui os 4 dias e não fui mais..passaram 14 dias nesse tempo tentei ligar pra supervisora informando que iria pedir as contas porém o celular dela só tava caixa postal..nesse tempo fiquei doente e internada por 5 dias porém não peguei atestado porque já tinha me avisado que mesmo eu levando atestado eles já iriam me mandar embora por justa causa..sendo que nunca levei advertencia nem suspessão pelas faltas..quando fui na empressa com 14 dias eles me deram justa causa de desídia;
    pagaram o q tinha q pagar..isso está certo?quero entrar na justiça por danos morais e tbm pra pegar o seguro desemprego...o q vc acha??posso pedir as quedas da ligação e mostra q eu liguei pra minha surpevisora só que caio na caixa postal..posso ir ao hospital e pegar as fichas de atendimento mostrando que eu fui ao hospital e estava com suspeita de apendicite..

    me ajudem...não sei se vai ser perca de tempo ou eu tenho chance de ganha a audiencia..

  59. Priscila Lucia on abril 20th, 2011 09:17

    quanto tempo depois de ser mandada embora eu posso ir a justiça posso abrir processo..mais de 3 meses??

  60. Jefferson de Oliveira SIlva on abril 20th, 2011 12:17

    Fui mandado embora por Justa Causa pelo motivo de um supervisor ter falado que eu ameacei ele de morte mas não perguntaram nada pra min Ja me mandaram embora nem explicaram por que eu estava sendo mandado embora só falaram que eu estava sendo mandado embora pelo motivo eu ja sabia o que aconteceu foi que o supervisor que nem era mais meu subordinado me deu advertencia por que eu loguei fora do horario sendo que eles erraram o meu horario o supervisor perguntou se eu sabia qual era meu horario eu respondi que sabia e que tinha logado no horario certo o mesmo me deu advertencia em papel eu simplesmente ignorei esperei dar o meu horario e fui até o Hall do elevador o supervisor ao invés de ter ido embora me esperou e ficou tirando sarro com um rosto de provocação ignorei chegando la fora ao invés de ir embora continuou tirando sarro houve um adiscussão fora da empresa e por isso me mandaram embora por ter ameaçado o supervisor de morte , não tinha testemunha nada , ja tive a primeira audiência e advogado da empresa falou que iria fazer pericia na empresa como devo proceder na proxima audiência o que falar e o que justificar sendo que o meu horario estava errado 6 meses trabalhando assim esperando um horario para eles alterarem para mais tarde sendo que eu fazia faculdade e não podia sair tarde e a perseguição do supervisor e de outros supervisores sendo que no dia em que fui mandado embora me senti como um bandido eles me falaram que o supervisor tal estava querendo ter uma reunião comigo chueguei la e eles disse que não tinha reunião e que eu fui mandado embora por justa causa e depois trouxeram minha moxila me senti o pior cara do mundo como posso recorrer.

  61. VANESSA BARROSO on maio 3rd, 2011 13:46

    FUI TRANSFERIDA DE LOJA , ME RECUSEI A IR . POSSO SER DEMITIDA POR JUSTA CAUSA?

  62. MARIA on maio 10th, 2011 21:28

    DEPOIS DE QUANTO TEMPO DE TER SIDO MANDADA EMBORA PORJUSTA CAUSA TENHO DIREITO A RECEBER O SEGURO DESEMPREGO DE UM NOVO EMPREGO

  63. camila on maio 21st, 2011 09:59

    minha mae discutiu com uma mulher com quem ela trabalha esta mulher passou mal e não voltou mais a trabalhar dizendo que ia entrar com uma ação a empresa pq o gestor não cuidou disso antes, é possivel? e isso pode prejudicar minha mãe? justa causa por exemplo?

  64. patricia on maio 24th, 2011 22:05

    Trabalho na empresa a 1 ano e 2 meses.tenho faltas onde levo atestados ou declaração,mas se não vou trabalhar e apresento a declaração;eles podem me dar advertência ou suspensão?um exemplo meu marido sofreu um acidente de moto e não fui trabalhar.Mas levo a declaração pode.

  65. veronica on maio 30th, 2011 16:59

    minha carteira é assinada como cuidadora de idosos, maisexigem que faça serviço de tecnia em enfermagem que sou formada, mais recusam se a colocar a na carteira. o que posso fazer issi é legal?

  66. Jobson on setembro 22nd, 2011 13:26

    passei no concurso publico, se eu pedir a conta onde eu trabalho vou perder muita coisa, tem como ela me dar minha conta com todos os meus direitos.

  67. Paulo on setembro 27th, 2011 13:20

    Neste ano já recebi duas adertencias escritas e assinadas por ter faltado. Tenho duas faltas que ainda não fui chamado a atenção e que ainda assim não tenho uma justificativa por escrito, comprovando o porque de ter faltado. Posso receber uma justa causa por esses motivos nesse momento?

  68. rafaela.alves on outubro 19th, 2011 21:38

    gostaria de saber se posso se mandada enbora por justa causa por te faltado mais levei atestado.segundo o meu lider o gerente descupiu uma lei que poder sim.

  69. janete marlem on outubro 28th, 2011 12:21

    oi, gostaria de alguma orientação.
    trabalho em telemarketing e assinei 3 advertencias por falta "injustificada" 1 por que tive de faltar porque os canos estouraram e estava esguinxando agua por todo lado, aí tive que procurar bombeiro para resolver o problema, outra porque viajei e não consegui passagem de volta á tempo, e outra porque fui ao casamento da minha unica filha,recebi 2 suspenção, 1 de 1 dia e agora outra de 2 dias, isto dá justa causa?

  70. flaviano on outubro 31st, 2011 12:53

    bom dia, eu trabalho numa empresa a 1 ano e dois meses, eu pedi para q o meu supervisor me colocasse para fora pra eu receber meus direitos e me aperfeiçoar. so q ele veio com uma historia q eu precisava assinar 3 adivertencia para facilitar meu desligamento da empresa e falou eu n esa justa causa e q n tentava m nganar eu me recusei e ele mandou uma testemunha assinar. oq devo fazeer?
    obrigado

  71. jaqueline on novembro 2nd, 2011 16:30

    trabalho em uma empresa a 1 ano e 3 meses mas não aguento mais trabalhar la,estou com problemas e ja pedi p me demitirem mas a empresa não aceita so se eu pedir conta. Faltei 10 dias sem atestado e recebi um telegrama da empresa por abandono e pedindo q eu compareça na empresa. A empresa pode me demitir por justa causa? posso recorrer? o que eu faço?

  72. andreia on novembro 4th, 2011 11:30

    ola, meu noivo foi mandado embora por justa causa, sem direiro a nada, inclusive ao 13 , ele pediu p fazer um acordo eles disseram q iam fazer, ai ele andou chegando atrasado, mais cumpria seu horario de 8H,deram duas advertencias, e agora mandaram por justa causa, isso pode acontecer. o que eles tem q m pagar.

  73. Francinete c.c on novembro 9th, 2011 22:53

    Trabalho em uma empresa privada e comecei à estagiar dia 17/10/11 e dia 24/10/11, o gerente me deu uma advertencia por escrito mas, nao assinei, dia 07/11/11 ele me deu uma suspensao não assinei tambem, gostaria de saber se ele pode me dar justa causa ou tenho algum direito?

  74. Gisele on janeiro 1st, 2012 16:36

    Trabalho em uma empresa a tres anos,hoje (01/01) faltei ao trabalho e provavelmente amanhã (02/01) irei levar suspensão de tres dias,pois ja levei uma suspensão anteriormente,gostaria de saber se com essa suspesão que sera de tres dias a empresa pode me mandar embora?! Pois a minha falta é sem justificativa,sem um atestado médico, ou se caos ocorrer de eu ter uma próxima falta ai sim eles poderão me mandar embora?! Obrigada e aguardo resposta

  75. Jaider Barros on janeiro 11th, 2012 07:54

    trabalhava em uma empresa como conlsutor de vendas eu vendia e recebia o dinheiro, e tive que fazer uma viajem de utima ora pois minha vó tinha falecido, quando voltei um tempo depois para a empresa eles diceram que tinha sumido um certo valor na minha rota e que eu tinha pego esse valor, mas eu não peguei e mesmo eu falando que nao tinha pego o dinheiro me demitiram por justa causa, agora quero entrar na justiça contra essa empresa, e queria saber o que devo fazer primeiro? pois sai como ladrão e fui desmoralizado, obrigado estou aguardando.

  76. Rodrigo on janeiro 12th, 2012 03:34

    Tenho 11 meses na empresa e não assinei contrato algum, caso a empresa me mande embora o meu empregador pode me demitir por justa causa?...{tenho a carteira assinada mas não assinei contrato].

  77. Edson on janeiro 12th, 2012 19:59

    Posso ser mandado embora por justa causa por me recusar mudar de horário no trabalho?

  78. Paulo Bellan on janeiro 25th, 2012 10:11

    Gostaria de uma orientação.
    Tive uma crise de depressão e larguei o emprego e a familia por vinte dias , até ser internado em um hospital CAPS quando foi imediatamente a empresa que eu estava internado na instituição e fiquei internado por 32 dias alem do mais foi encaminhado um laudo médico para o Rh. Mesmo assim fui demitido por abandono de emprego.
    Posso recorrer?

  79. Zelia de Paiva on janeiro 27th, 2012 10:51

    Bom dia.

    Em primeiro lugar quero parabenizá-los pelo trabalho que nos oferecem.

    Gostaria de saber: Fiz concurso em 1998 para PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA, para RECEPCIONISTA e fui classificada no 37º lugar E chamaram até 32º.
    ANOS DEPOIS descobri que efetivaram o 35º, 38º,41º, 42º e mais QUATRO DE POIS DE MINHA CLASSFICAÇÃO.
    EU era funcionaria de cinco anos contratada como auxiliar administrativo e prestava serviço no nPOSTO DE SAUDE como recepcionista, portanto eu tinha direito ad declaração paraa prova de títulos o qual subiria a classificação para 26º lugar +ou-.

    TENHO DIREITO DE RECORRER, E A QUE ÓRGÃO DEVO PROCURAR?

    Att,

    ZÉLIA DE PAIVA

  80. Zelia de Paiva on janeiro 27th, 2012 10:53

    AGRADEÇO PELA ATENÇÃO

    ZÉLIA DE PAIVA

  81. ana on fevereiro 1st, 2012 22:36

    Como tem gente que não quer nada com o trabalho!Em sua maioria aqui não generalizando deu para ver nitidamente pelas perguntas como o Brasil precisa de uma mudança urgente na Lei do trabalho.Parece que o ex presidente Lula fez escol.

  82. Andrea de Fatima on fevereiro 8th, 2012 16:04

    ola,entrei com a empresa em que trabalho na justiça ainda trabalhando,por danos morais e materias,so q minha audiencia ta marcada para daqui aquarenta e cinco dias,meu advogado disse pra eu nao ir mais trabalhar ate o dia da audiencia.mas estou com medo dao meu empregador me dar justa causa por abandono de emprego.Isso e possivel acontecer?

  83. Olavio Roberto on fevereiro 15th, 2012 18:36

    Fui demitido por justa causa em uma empresa privada, posso prestar curcursos publico,ao vou ter que carregar esse peso na minha vida profissional por resto da vida , me ajudem por favor

  84. Olavio Roberto on fevereiro 15th, 2012 18:46

    Olá eu fiu demitido por justa causa só que fizeram eu assinar a carta de dispensa em um lugar com 2 funcionario com testemunha , porem mesmo demitido por justa causa posso prestar concusor publico

  85. Jéssica on fevereiro 24th, 2012 19:59

    Boa noite
    Tinha uma advertência verbal, uma escrita e levei mais uma suspensão de um dia por não ter levado atestado, mais eu comuniquei o meu chefe que não ia trabalhar pois não estava bem mesmo assim a mesma me aplicou a suspensão de um dia.
    esta certo?
    aguardo resposta,
    Jéssica
    Barra Velha ,SC

  86. jorge ubirajara pires anhaia on março 14th, 2012 22:10

    á
    zélia de paiva

    Procura o tribunal de contas de teu estado e denuncia, que foi chamado pessoas que tiveram a classificação posterior a tua, e denuncia também ao Ministério Publico de tua cidade, eles vão pedir explicações ao Prefeito.

  87. jose carlos on abril 2nd, 2012 09:05

    tenho 4 advertencia3 suspencao corro rico de ser mandado embra por justa causa

  88. Aline on maio 16th, 2012 20:39

    Boa noite!
    Trabalho em uma empresa de ônibus, e um dia levei uma colega pessoal para passar o dia comigo. Almoçamos no local de trabalho e depois fomos ao alojamento, onde é proibida a entrada de ''mulheres''. Fui afastada do cargo até a diretoria tomar uma decisão. Eles podem me demitir por justa causa sem eu não ter advertência, nem verbal nem escrita, e nenhuma suspensão ?

  89. Denise on maio 19th, 2012 03:13

    Boa noite!
    Tenho apenas 4 meses de empresa e pedi amigavelmente para ser demitida,pois adquiri uma doença crônica e preciso de remédios que custam muito caro e preciso dessa indenização ainda que seja pouca para comprar meus remédios e ficar em repouso sem fazer esforços e almenos me estressar ,já que meu trabalho é muito estressante e exige habilidade e existem muitas cobranças.Sou promotora de vendas e pego muito peso e sofro com muitas cobranças.A única coisa que eu queria era ser demitida pra comprar meus remédios e me tratar com eles e longe de estresse.Pois bem...a empresa se nega a me mandar embora querendo que eu peça demissão,isso faria que eu saísse sem direito a nada.Como o médico que descobriu minha doênça é da rede particular e já fez o que tinha que fazer como foi me medicar e me recomendar repouso,não tenho mais condiçôes,alias nunca tive , de pagar 65 reais à cada consulta,gostaria de saber se poderei me consultar em um hospital público afim de relatar com laudo as minhas condiçoes ,afim de almenos conseguir com eles o repouso já que não posso ficar pagando consulta com o meu médico particular.Bem...na realidade o que eu queria que eles me mandem embora por mandar vários atestados da rede pública com a mesma doença.Ex:eu trabalho(aos trancos e barrancos)2 ou 3 dia e vou pegando os testados alternadamente com os médicos do SUS.
    Agradeço a oportunidade

  90. amanda cardozo on maio 24th, 2012 12:56

    Oi gostaria que me ajudassem sobre justa causa,
    tem como me dar justa causa no segundo mes de experiencia?
    se tiver justa causa nao posso prestar concursos??
    se pedir pra sair no segundo mes de experiencia, pago multa por quebra de contrato???

  91. Kleiton on julho 26th, 2012 10:10

    preciso de uma ajuda, fui demitido por justa causa devido a atrasos, mas sempre cumpria apos o horario de 6h e 20 que é o de contrato para compensar o atraso, mas, eu era tratado como ofensor a aderência da empresa e da equipe, sendo que eles levavam em conta o índice de porcentagem referente a aderencia que era composta de assiduidade, e não queima de pausa mesmo não sendo somente por culpa minha sendo que sistema era muito falho e para ajudar era a folha ponto, quese sempre o sistema não funcionava e feira a aderencia mesmo na entrada para o expediente, e fui desligado no dia 25/06 e foi cadastrada na carteira o dia 02/07, a ate agora não me deram o papel da recisaõ para que eu possa entrar com uma ação, gostaria de saber oke posso fazer e saber tambem quantas testemunhas preciso para entrar na justiça por danos morais , pois no contrato não costa que o atendimento para cada cliente devia ser 10min como eles nos forçavam e incomodavam e era constrangedor pois os supervisores ficavam rindo e atrapalhavam o atendimento, que alem de tenso e nervos pois a empresa oferece um treinamento de ma qualidade e que esta a mais tempo deve resolver, qual que r ajuda e informação sera bem vinda

  92. fabio on agosto 21st, 2012 21:24

    eu fui demitido por justa causa mais eu esessia uma funçao mais na minha carteira estava assinada com outra função o que eu tenho que fazer

  93. Raquel Santos on agosto 22nd, 2012 16:02

    O empregador tem o direito de me mandar voltar pra casa se eu chegar 15 mim depois do meu horário, como que isso funciona? Quais os meu direitos e os direitos do empregador.

  94. joyce duques da silva on setembro 20th, 2012 22:58

    entei no emprego gravida meu patrão diz que pode me mandar embora por justa causa ,eu estou desesperada por favor me responda

  95. Eduardo Guimarães on outubro 22nd, 2012 13:33

    Olá, trabalho em um Call Center e levei duas advertências por atraso, uma suspensão por ter faltado sem justificativa um dia e uma suspensão por abandono de ligação. Ocorre que, as advertências por atraso estão completando 1 ano cada uma e a suspensão de um dia por falta injustificável está quase completando um ano também. Sou constantemente pressionado constantemente pela empresa por tudo que faço, por mais que tento fazer tudo sempre correto a pressão psicológica pra me aplicar uma Justa Causa não para. Gostaria de saber se realmente eles podem me aplicar essa Justa Causa devido a ter muito tempo cada uma das advertências e uma suspensão.
    Desde já agradeço e espero ansiosamente pela resposta.

  96. Valdir Carvalho on novembro 5th, 2012 18:18

    CHEGA DE TEORIA O NEGOCIO TEM QUE SER NA PRATICA VCS TEM QUE CONHECER.

    Essas enfermidades podem ser eliminadas sem medicamentos, mas o governo não quer saber. Com isso a população ficam mutiladas.

    Tendinite, Bursite, Nervo Ciático, Hérnia de disco e outras dores.
    Dos 700 mil operadores no Brasil, pelo menos 15 % estão com a doença. Os demais podem estar no grupa de risco.
    PROFISÃO DE RISCO.
    Motorista, Faxineiro, Balconista, Escrivão, Dentista, Protético, Bancário, Caixa de supermercado, Metalúrgico, Jogador de: Futebol, Tênis, Basquete, e Atleta em Geral e outras profissões.
    A DOENÇA PROVOCA.
    Dores, dormência, formigamento nos dedos, punhos, braços, cotovelos e ombros. Esses sintomas podem ser o começo de uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Essas são as definições para mais de 30 doenças ligadas as formas inadequadas de trabalhar. Entre as doenças mais conhecidas estão a Bursite (Inflamação das pequenas bolsas que ficam entre os ossos e os tendões e em articulações). Tendinite (Inflamações dos tendões) e a Tendossinovite (Inflamações do tecido que reveste os tendões).
    INFLAMAÇÃO
    A inflamação é um mecanismo de resposta do organismo á lesão tecidual, seja ela qual for a origem de agressão, (Mecânica Química ou Infecciosa). Aguda ou crônica ela depende de respostas hormonais e celulares, que senão tratada evolui para uma fase degenerativa. O processo inflamatório esta presente em uma gama de patologia, que nos molestam no dia a dia, sejam elas Agudas (Traumatismo, Cirúrgico ou Infeccioso) ou Crônicas (Artrite, Doença do colágeno e Artrose). Com a bioestimulação com o infravermelho nos tecido inflamado faz com que a célula proporciona uma diminuição de edema, liberando toxina, drenagem linfática, efeito analgésica, endorfina, enzima superóxido desmutase, controle sobre radicais superóxido, estimula a micro circulação, aumento do metabolismo celular, produzindo colágeno, elastina e divisão celular. Com isso elimina as dores, sem uso de medicamentos.
    Tudo isso sem medicamento.

  97. GEZIEL MERTINS on novembro 12th, 2012 21:23

    fui demitido por justa causa por me recusar a fazer uma função que não esta no meu contrato e nem qualificado eu sou e por meu chefe me entregar para seu superior que eu agredi ele e isto não aconteceu .sai sem nada poso recorrer meus direitos

  98. Jefferson on novembro 14th, 2012 10:24

    Pode Recorrer sim o seu Advogado entrará com pedido para reverter a Justa causa , No Entanto eles tentaram um Acordo , Primeiro passo Arrume as testemunhas que trabalham na Empresa se Não tiver pode ser de fora mesmo , mas que tenha algum vinculo com o fato ocorrido , O Advogado pedirá 30 Por Cento do Valor que vc irá receber , em Cima dos seus direitos correm alguns Juros e Simples nesse caso o Juiz sempre da a causa para o Trabalhador , Agora ja vou avisando se processar eles por outros motivos tem que ter a prova em mãos, mas um conselho só a Reversão da Justa Causa ta de Bom tamanho

  99. Bruna on fevereiro 5th, 2013 15:27

    trabalho em call center e tive uma suspensao de 2 dias, porque queimei uma pausa NR 17!
    quero saber se posso se esse caso é considerado falta de conduta e se a empresa pode me dar uma justa causa?

  100. Thais on fevereiro 27th, 2013 12:44

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER, SE POSSO LEVAR SUSPENSAO POR FALA INJUSTIFICADA, MESMO LEVANDO UMA DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO NO HOSPITAL, E SEM TER NENHUMA ADVERTENCIA ?!

  101. Renata on abril 17th, 2013 01:26

    Bom dia, meu esposo levou uma suspensão de 3 dias e foi informado que o mínimo que faça levará uma justa causa. Desejo saber se isto esta correto. Ele é motorista na ultima 6° feira ele pegou as 05:00 no trabalho, por volta das 15:00 seu chefe mandou ele ir para casa e disse para voltar as 21:00 , pois teria que a São Paulo pegar um caminhão com mercadorias. Ao voltar para o Rio por volta das 04:00 o caminhão quebrou, ele tentou consertar e não conseguiu chamou o reboque Porto seguro. O reboque ao chegar e resgatar o caminhão, meu esposo foi junto com outro motorista da mesma empresa e não no caminhão. Ao chegar na 2° feira levou a suspensão, mais ninguém informou que tinha de voltar junto com o caminhão, além de já passar das 12:00 e estar cansado. Esta suspensão foi justa.

  102. Hamilton on junho 13th, 2013 20:15

    Olá ..sofri um acidente na fabrica a onde eu trabalho, estou encostado pelo inss...e estou pensando em processar a fabrica..se caso eu fizer isso a fabrica pode me mandar embora por justa causa ou algo assim..? quando eu voltar vou ter 1 ano ainda de instabilidade!!

  103. julia on julho 26th, 2013 19:28

    faltei na empresa 29 dias e apareci no 30 dia e levei 2 declarações e me deram justa causa estão serto ou errados?

  104. julia on julho 26th, 2013 19:36

    acontece de mesmo não ter assinado a minha demissão por justa causa e só as duas testemunhas assinaram eles podem reverter a situação ou não continua a justa causa?

  105. julia on julho 27th, 2013 13:27

    faltei por 29 dias e levei declarações com 30 e me deram justa causa estam serto ou errados!

  106. silvia on agosto 22nd, 2013 17:17

    Faltei sábado,segunda e terça-feira,estava doente mais não levei atestado mais informei a empresa que eu estava doente,gostaria de saber se isso é justa causa numa empresa privada.Obrigado

  107. Marcia on outubro 22nd, 2013 21:07

    Minha filha está com catapora e não vai poder ir para creche por 15 dias, está de atestado.moro sozinha com ela não tem ninguem para cuidar dela.
    posso ser mandada embora por falta

  108. Frank on janeiro 9th, 2014 14:26

    Tomei justa causa ano passado 2013 por desidia..mais pensei e quero um recurso para que paguem insalubridade pois nunca recebi e sempre fiquei exposto a camaras refriadas!! A alguma chance de ganhar esse processo???

  109. patricia Moreira on janeiro 24th, 2014 19:35

    boa tarde, hoje fui comunicada de que levaria uma advertência, o caso é o seguinte:em um dia fui a reunião da empresa em horário fora do meu então contamos como trabalho, inciou as 8h com término as 17h. sendo que assim que cheguei da reunião foi para ir pra casa, tinham 3 pessoas para atendimento, então como já estava cansada, inclusive com dor abdominal(passei isso pela coordenação) e já tinha cumprido minha jornada de 8 horas, recusei atender as 3, atendi uma e pedi que uma colega atendesse,mas logo foi reclamar para a chefe que no dia seguinte veio falar-me que poderia me advertir, isso seria possível neste caso?Lembrando que já tinha cumprido minhas 8h. Até mais pois acabei ficando na empresa até as 20h.

  110. Ana Evila Tavares Freitas on abril 1st, 2014 21:27

    Oi ,preciso de ajuda.
    A quase ters anos trabalho em um
    empresa,tenho dois filhos,um de 8 anos,e uma de 1 e 11 meses,nao tenho quem fique com minha filha,qdo ela fica doente falto,levo declaração, mesmo assim minha patroa desconta.Ja tive varios problemas de saude,depois da minha gravidez, e falto sempre que e necessário. ..na levei advertência verbal,ela me suspendeu logo,e em seguida me suspendeu de novo!!!Resumindo, tenho duas suspensões e to com medo de ser demitida por justa caus...nunca tive problema com outra coisa so isso por nao ter escolha.

Tem algo a dizer?