Gerador de energia caseiro

Em tempos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, muito temos ouvido falar sobre soluções do tipo "faça você mesmo". E isso serve para várias situações do dia a dia, inclusive em relação aos geradores de energia.

Se além da possibilidade de alugar geradores para situações do seu dia a dia, ou até mesmo comprá-los, você também tem curiosidade de saber como funcionam os geradores caseiros de energia, a gente te explica como eles funcionam.

Gerador de Energia

Um gerador elétrico é muito útil em diversas situações. Condomínios, hospitais, bancos, campings e outros serviços do gênero costumam ter geradores de energia disponíveis o tempo todo, justamente por não terem como ficar "fora do ar" em situações emergenciais. Além disso, eles também são bastante utilizados em eventos de pequeno, médio ou grande porte.

Os geradores de energia portáteis também tem diversos usos. Gerador portátil a diesel e gerador portátil a gasolina costumam ser bastante utilizados, assim como o gerador de gás natural, que são muito procurados por pessoas que quer fazer locação de geradores.

Além deles, principalmente por precisarmos começar a adotar medidas mais sustentáveis para proteger o ambiente e nosso planeta,começaram a pipocar aqui e ali projetos de geradores de energia caseiros. Mas será que eles funcionam mesmo?

O mais falado, conhecido e comentado deles é o gerador de energia solar. Mas como funciona um gerador de energia solar?

Gerador de energia caseiro

Geradores solares são alternativa caseira e sustentável

A mesma energia do Sol que ilumina e aquece o planeta pode ser usada para esquentar a água do banho, acender as lâmpadas ou fornecer energia para as tomadas da casa. Esta energia é totalmente limpa (não poluente) e os sistemas para o aproveitamento da energia do sol são muito eficientes.

Porém, para ser utilizada por nós, a energia solar deve ser transformada por meio dos painéis fotovoltaicos e os aquecedores solares. Os painéis fotovoltaicos são responsáveis pela transformação da energia solar em energia elétrica, como se fosse um gerador ecologico. Esses painéis transformam o calor do sol em energia suficiente para acender as lâmpadas das casas ou para ligar uma televisão, por exemplo. Esses painéis são formados por células solares, ou células fotovoltaicas, que possuem a propriedade de absorver energia solar. Em alguns países já existem grandes usinas de geração de energia solar por meio desses painéis e no Brasil já se pode notar a sua utilização em alguns locais.

A outra forma mais comum de transformarmos a energia solar em energia elétrica é pelo meio do uso de aquecedores solares, que transformam esta energia em água quente para chuveiros. Este sistema é muito eficiente e a sua tecnologia é bastante simples e antiga.

Mas e nos dias em que não tiver sol, e o tempo estiver nublado e chuvoso? Ainda assim os geradores caseiros de energia solar funcionam normalmente?

Normalmente, os aquecedores solares trabalham com um sistema auxiliar de aquecimento da água, que pode ser elétrico ou a gás. Daí, se e quando houver uma sequência de dias nublados ou chuvosos, e dessa forma a energia gerada pelo aquecedor solar não for suficiente para esquentar toda a água necessária, um aquecedor elétrico ou a gás gera água quente para as pias e chuveiros, automaticamente.

Porém, o Brasil é um país tropical (abençoado por Deus e bonito por natureza!), e na grande maioria dos dias, dependendo da região, a água será aquecida com a energia solar mesmo.

Talvez a grande desvantagem dos aquecedores e geradores solares seja o custo de instalação, que é mais alto do que o de outros sistemas. Além da instalação dele em si, você terá que comprar um aquecedor elétrico ou a gás para os dias nublados ou para eventuais emergências.

Os geradores de energia solar podem ser instalados em construções novas ou durante as reformas. Esta opção é boa para o planeta e pode ser muito bom também para a sua conta de luz.

2 comentários
  1. Posted by Leonardo Quesada
  2. Posted by Lydia Quesada