Nome de Filmes

Você também estranha nome de filmes? Acha muita falta de criatividade fazer filmes que sempre levam “do barulho” ou “muito louca” em seus nomes… assim como este artigo, o nome desses filmes são clichês usados pelas empresas quando “nacionalizam” os filmes. Na verdade alguns nomes não tem nada a ver com o nome original, seja a língua que for. Alguns exemplos:

Sobre Meninos e Lobos deveria se chamar Rio Místico (Mystic River)

A Luta Pela Esperança deveria se chamar Homem Cinderella (Cinderella Man)

A última Ceia deveria se chamar Baile dos Monstros (Monster’s Ball)

Fúria Em Duas Rodas deveria se chamar Torque (Torque)

Jogos Mortais deveria se chamar Serra (Saw)

Reencarnação deveria se chamar Nascimento (Birth)

Tentação deveria se chamar Nós não moramos mais aqui (We Don’t Live Here Anymore)

Três Vidas e Um Destino deveria se chamar Cabeça nas Núvens (Head In The Clouds)

Uma Saída De Mestre deveria se chamar O Trabalho Italiano (The Italian Job)

Violação De Conduta deveria se chamar  Básico (Basic)

Mas poderia ser pior. Existe a lenda de que em Portugal, os nomes de filmes recebem traduções como Ben-Hur que teria virado O Carroceiro Infernal e Psicose seria Ele É a Mãe. Basta uma pesquisa rápida para verificar que isso é mentira. “Psicose” lá é “Psicose” e “Ben-Hur” lá também é “Ben-Hur”. Há apenas uma tradução que achei bem estranha: Arquivo-X teria sido traduzido como Ficheiros Secretos.

Bem, deu pra sacar né? A lista de nomes nada a ver é grande, mas isso geralmente não muda muito na concepção da pessoa pela história, o que altera isso geralmente é o trabalho de legenda e dublagem dos filmes. Filmes dublados aliás eu não admito, a não ser que você seja uma criança.

Mas bem, continuando no universo de nome de filmes, vai aqui a indicação de alguns filmes legais para assistir:

300
300 é baseado na história em quadrinhos criada por Frank Miller, que por sua vez se inspirou nos relatos sangrentos da Batalha das Termópilas, da Antigüidade, na qual o Rei Leônidas (Gerard Butler) e 300 espartanos lutaram até a morte contra Xerxes (Rodrigo Santoro) e seu numeroso exército persa.

A Identidade Bourne
Um rapaz sem memória é retirado do mar semi-afogado, quase morto, e perfurado por duas balas. Ao retomar os sentidos, nem ele próprio sabe mais quem é. Sua única pista é o número de uma conta num banco suíço, encravada sob sua própria pele. É a partir desta indicação, ele parte em busca de si mesmo em uma sequencia de filmes alucinantes.

A Viagem de Chihiro
Uma das mais abstratas e sensacionais animações orientais que já tive o prazer de assistir. Poesia e aventura. Imperdível.

À Procura da Felicidade
Um dos filmes biográficos mais inspiradores que já produziram. Conta a saga real de um homem que torna-se estagiário, sem remuneração, na esperança de ser um futuro contratado. Porém ele enfrenta vários problemas financeiros, que fazem com que ele e seu filho de 5 anos sejam despejados. Dirigido por Gabriele Muccino (O Último Beijo) e com Will Smith.

21 Gramas
Dizem que todo mundo perde 21 gramas no exato momento da morte. O peso da vida inteira. O peso de uma barra de chocolate. O que significa? Procure as (respostas?) observando a vida de Paul, Chirstina e Jack que, em certo momento se cruzam.

Sociedade dos Poetas Mortos
Um carismático professor de literatura chega à um conservador colégio, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos. Dirigido por Peter Weir (O Show de Truman) e com Robin Williams e Ethan Hawke no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

A lista de filmes que gosto é bem grande e não vou publicar aqui neste momento. Com o tempo publico outros.

7 comentários
  1. Posted by paranormal
  2. Posted by mateus
  3. Posted by Camila
  4. Posted by Tadeu Oliveira
  5. Posted by andre
  6. Posted by jessica
  7. Posted by lize